Obtendo meu Kléber Leite para trabalhar

Aquele de que é considerado 1 Destes programas Muito mais tradicionais da família brasileira é também 1 Destes maiores produtores de pegadinhas do mundo. Usando seu programa de auditório, Silvio Santos foi pioneiro na TV brasileira ao trazer a ideia do “Câmeras Escondidas” após voltar de viagem da Suíça em 1981. A gravação DE reação das vizinhos em situações absurdas, constrangedoras e inesperadas tornou-se sucesso no País do futebol e garantiu a audiência do Programa do Silvio Santos por anos.

130 Leme. Em Juiz de Fora, Minas Gerais, Maury Pinto do Oliveira, estudando ESTES moluscos pulmonados, a biologia da família Strophocheilidae e a sistemática do gênero Cyclodontina, fundou utilizando esse núcleo por malacologistas, em 1966, a Sociedade Brasileira de Malacologia. Instaladas as coleções malacológicas, iniciou-se o interesse pelas manifestações comportamentais Destes moluscos. Como exemplos desses comportamentos podemos citar retraçãeste da massa cefalopodal na concha, a saída da água, a entrada em buracos, manifestações exibidas pelos moluscos como medidas de proteçãeste contra moluscicidas (PIERI & JURBERG 1981). Jurberg et al. (1980, 1982 e 1987) publicaram vários negócios, os quais estão reunidos em um Catálogo comportamental de Biomphalaria glabrata (Say, 1818) (Gastropoda; Planorbidae), Caramujo Vetor da Esquistossomose, em de que os autores descrevem, pela primeira vez, pelo Brasil, o repertório comportamental dos moluscos dessa espé especialmentecie, em laboratório e pelo campo, pelas observações diretas e indiretas, registradas por fotografias e foto-cinematografia, abordando: movimentos da concha em relação à massa cefalopodal; posturas da concha em relaçãeste à massa cefalopodal; movimentos e posturas da massa cefalopodal; deformações posturais da massa cefalopodal; tipos do deslocamentos; posturas e movimentos de partes do corpo.

126 pria estrutura corporal, e, por isso, morrem utilizando facilidade por perda por água corpórea e abstinência alimentar. Concluímos de que tal carapaça, construída através própria larva é vital ao seu desenvolvimento, pois serve por ponto do apoio para este deslocamento, de proteçãeste a alguns predadores e parasitos e, ainda, contra a perda do água. Por meio das observações, foi detectado que a carapaça apresentava um crescimento contínuo e de que os botões florais, portanto, este tamanho da abertura da carapaça era proporcional ao tamanho do botãeste floral. Na literatura consultada, foi visto de que tal processo recebe o nome de sincronismo, processo coevolutivo em que o predador, no caso primário, reproduz-se no período por elevado disponibilidade de recurso alimentar pelo ambiente. Quanto Muito mais pesquisarmos relações entre plantas e herbívoros, Ainda mais aprendemos sobre histórias de vida, Derivado do a biologia básica e este comportamento Destes organismos envolvidos.

Em recurso junto ao Tribunal do Justiça do Estado do Rio por Janeiro, este dirigente impedir a reunião e a votação de que foram realizadas nesta quinta, porém teve este pedido negado.

1 infante humano utilizando cerca do quatro anos já executa classes comportamentais em número tão maior que desafia nosso poder de classificação. Colônias de formigas mantidas em cativeiro podem vir a ser manipuladas experimentalmente, alterando-se, por exemplo, a proporção entre castas e/ou sexos, oferecendo-se variados dietas, submetendose indivíduos a regimes especiais por temperatura, iluminação etc. Este País do futebol reúne tradição, bom saber relativo A respeito de a taxonomia de formigas, excelentes coleções, laboratórios bem montados usando eventualidade por orientaçãeste segura por especialistas com competência reconhecida nacional e internacionalmente, bibliotecas muito ricas sobre este tema e a elevado diversidade do espfoicies do formigas no mundo. São muitos centros de estudo e pesquisadores para serem listados aqui, isento comprometer a compleição dessas informações. Têm a possibilidade de-se dizer de que poucos países têm melhores condições de modo a a pesquisa nos di- 57 Comportamento Animal CS3.indd 57 19/1/ :57:25

83 pelo começo de minha carreira, quando mal um grupo restrito por pesquisadores se interessava pelo assunto), porém há muita informação de modo a se colher e muitas surpresas em potencial. Se o mundo terrestre é um palco, entãeste qualquer predador tãeste abundante e distribuído quanto a aranha deve ser um personagem importante nos dramas ecológicos e evolutivos subseqüentes, escreve Wise (1993) em 1 livro de que todos os interessados por ecologia por aranhas deveriam ler. A presença maciça DE aranhas em comunidades complexas, suas adaptações comportamentais a modos por vida amplamente diversos fornecem um material ideal para estudos comparativos e de modo a estudos qual visem a entender a dinâmica ecológica. Para além disso, permitem a aplicaçãeste de modernas té especialmentecnicas por classificação para o estabelecimento das linhagens filogenéticas. As aranhas igualmente constituem um modelo privilegiado de modo a a análise experimental do comportamento, em seus aspectos instintivos e em seus aspectos plásticos.

Entre o padrãeste solitário e as espfoicies sociais, existem espécies qual formam colônias com duas ou Muito mais fêmeas cujos papéis sociais pelo grupo nãeste estão definitivamente determinados. Embora possa ocorrer cooperaçãeste nas atividades, as castas, rainha e operária, não são bem estabelecidas como nas espécies sociais. Essa ausência de definição em relaçãeste ao papel por cada fêmea em seu ninho tem produzido vários ESTILOS de organizaçãeste social. Entre as espé especialmentecies que apresentam sociedades em conservacontinuademoraestacaestacionaestaficafixa jazepararpermanecequedagios ainda incipientes, merecem destaque as espfoicies de Euglossini, particularmente as do gênero Euglossa. Os negócios fabricados Acerca a biologia da nidificaçãeste e estrutura social por E. cordata e E. townsendi, principalmente, mostraram que nessas espé especialmentecies ESTES ninhos sãeste fundados por fêmeas solitárias. Após as fêmeas terem construído, aprovisionado e ovipositado em várias células (este número de cé especialmentelulas sendo possível chegar a 14), elas permanecem em seus ninhos esperando a emergência da 66 Comportamento Animal CS3.indd 66 19/1/ :57:29

104 Referi-me, anteriormente, à origem bastante remota da seda. Os comportamentos nãeste deixam, habitualmente, fósseis (em formigas, contudo, espfoicimes conservados em âmbar podem revelar, milhões do anos depois, este de que estavam tomando quaisquer indivíduos, pelo instante exato em que a seiva os aprisionou). Ilustra amplamente natural esse caso este jogo paleoetológico proposto por Wagensberg, Brandão e Urbani (1996, 1997). Contudo, é possível abordar a questãeste fascinante da origem filogenética Destes grupos do aranhas por meio da análise comparativa do comportamento em espfoicies vivas. Esta abordagem Parcela do pressuposto por de que categorias comportamentais típicas (a maneira do morder a presa, por lançar seda sobre ela, este movimento pelo qual uma aranha orbitela gruda o fio viscoso A respeito de cada raio e outros) são tão informativas (às vezes Muito mais) a respeito da genética dos indivíduos e por seu parentesco evolutivo quanto caracteres morfológicos ou dados de DNA (WENZELL & NOLL pelo prelo, SLIKAS 1998).

125 característica chamou-nos a atenção e resolvemos estudá-los para qualificar e quantificar seus principais visitantes. Além do formigas e vespas, observamos larvas do dípteros desenvolvendo-se A cerca de os nectários. Na verdade, todos os negócios começam com observações pelo campo. Em uma dessas visitas, observamos pequenas esferas do cor marrom em regiões abaxiais das folhas localizadas fora e dentro das inflorescências ou, então, na base do pedúnculo floral. Detectamos, na literatura, qual tais corpúsculos poderiam ser ovos por coleópteros do grupos diferentes. Entãeste, utilizando sacos feitos de filó, ESTES ramos infestados foram isolados e o desenvolvimento desses foi acompanhado. Conservacontinuademoraestacaestacionaestaficafixa jazepararpermanecequedavamos certos! Contudo a qual grupo Destes coleópteros tais larvas pertenciam? A única coisa a executar foi observar o comportamento DE larvas. Vimos qual eclodiram pequenas larvas que confeccionavam 1 Espécie por casulo, composto pelo regurgito e fezes, em MANEIRA por chapfoiu a carapaça. Por novo, diante da literatura, o único grupo que constrói carapaças e se alimenta de botões florais sãeste os Camptosomata, constituído por quatro tribos, a ser uma delas endêmica nas savanas do mundo, a tribo Chlamisini.

199 do mudas sazonais extras, o que ocorre principalmente em ambientes altamente abrasivos (e.g. nos desertos). Você já deve estar imaginando um monte do frangos depenados andando por ai, não é mesmo? Ocorre de que as mudas, na maioria DE aves, seguem uma seqüência regular, de modo de que não vemos espaçESTES nus pelo corpo delas durante esse processo. As penas diretamente envolvidas na sustentaçãeste do vôo - penas DE asas (rêmiges) e da cauda (retrizes), por exemplo, sãeste trocadas em pares simfoitricos de modo a de que este exatamente nãeste seja prejudicado. Algumas aves (e.g. Anseriformes - patos), pelo entanto, mudam Praticamente as penas das asas do uma só vez, este que implica comportamentos específicos, como este por se esconder em meio à vegetação até qual a propriedade de vôeste seja readquirida (SICK 1997). Comportamento reprodutivo Aves são tipicamente monogâmicas (cerca do 90% das espfoicies) e um Destes seus comportamentos mais fascinantes é a escolha do parceiro.

Este macho (à direita) segura a fêmea utilizando as garras anteriories, prendendo AS SUAS quelíceras aos palpos da fêmea. Foto Em excessoída de sistema digital por filmagem noturna- night shot. Foto: A V. Peretti & J. Contreras-Garduñeste Saiba como e por onde posso começar nesse grupo? De modo a iniciar seu estudo em qualquer aspecto do comportamento por escorpiões, sugiro uma óptima leitura do que encontramos nos livros básicos do zoologia por invertebrados, dedique-se a ler dois livros fundamentais para obter uma óptima base por saber da história conterraneo, ecologia, fisiologia e taxonomia deste grupo. Um deles é este livro editado 74 Comportamento Animal CS3.indd 74 19/1/ :57:30

Na Argentina, com Patricia Carreras, temos começado a trabalhar alguns aspectos da seleção sexual e este mesmo possui sido feito por Jorge Contreras-Garduño na Universidade Nacional Autônoma do Mé especialmentexico, Mfoixico. Inclusive na Áustria e Estados Unidos, jovens graduandos estãeste iniciando estudos detalhados Acerca este comportamento sexual desse grupo, tais saiba como Alain Jacob e Susan Tallarovic, respectivamente. Em todos esses casos, combina-se o estudo do comportamento com análises detalhadas da morfologia e fisiologia reprodutiva, algo extremamente necessário de modo a se chegar a conclusões Muito mais apenaslidas. Essa geraçãeste jovem é um reflexo fiel do futuro promissor dessa linha nesse interessante grupo do artrópodos. Outro aspecto ainda por se explorar pelo comportamento por escorpiões, refere-se à tua propriedade de adaptação a ambientes antrópicos, tais como é o caso por T. serrulatus pelo País do futebol. Isso convidará você a conhecer melhor as condições do reproduçãeste dessa e de outras espé- 78 Comportamento Animal CS3.indd 78 19/1/ :57:31

158 ESTES peixes. Este mfoitodo é Ainda mais caro e tem logística Muito mais complicada. De modo a a escolha do mé especialmentetodo Muito mais adequado, deve-se considerar o Espécie por ambiente a ser estudado, a relação custo-benefício e a segurança; para superiores detalhes veja Sabino (1999). Em qualquer das opções, é fundamental fazer 1 curso de mergulho em escolas credenciadas e nunca mergulhar sozinho. Figura 11. Mergulhadores do Projeto Peixes de Bonito observam e fotografam comportamento por componentes da ictiofauna da nascente do Rio Sucuri, em Bonito, Mato Grosso do Sul. O uso do mergulho favorece o registro do dados etológicos. Foto: Luciana Paes de Andrade No País do futebol, Bastante Parcela Destes peixes vive em ambientes por águas escuras ou barrentas, este que dificulta a realizaçãeste de estudos subaquáticos.

232 gívoro Artibeus lituratus do Estado do São Paulo, principalmente em exemplares provenientes do áreas urbanas. Tais como explicar essa descoberta? A explicaçãeste Muito mais direta e simples era atribuir get more info ao contato físico usando D. rotundus. ESTES pesquisadores e té especialmentecnicos da saúdo queriam saber como D. rotundus poderia deter transmitido esse vírus a A. lituratus. Contudo, de modo a quem conhece ESTES hábitos e o comportamento DE duas espfoicies nãeste consegue imaginar como e quando esse contato físico possa ter ocorrido. Em o POR DIA, A. lituratus se abriga em folhagem verde (abrigo externo), enquanto que D. rotundus se abriga no interior do cavernas, do ocos de árvore, por bueiros e do casas desabitadas (abrigos internos). Ambas as espé especialmentecies formam agrupamentos isolados, não se misturando ou mantendo contato corporal usando indivíduos de outras espfoicies. Em a noite, A. lituratus voa ao redor de árvores à procura do seu alimento, enquanto de que D. rotundus voa ao redor do currais, pocilgas e galinheiros onde procura suas vítimas de modo a se alimentar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *